segunda-feira, 28 de maio de 2012

Maria Gadú em Portugal

VÍDEOS

24/05/2012


 




26/05/2012





_______________________________________________________

MARIA GADÚ EMOCIONA-SE NO COLISEU
Por Diana Teixeira

Maria Gadú encheu de boa energia o Coliseu dos Recreios na passada quinta feira, dia 24 de maio. Marco Rodrigues fez a primeira parte do concerto com a sala a encher para a artista principal. Fado do Estudante, de Vasco Santana, pôs todo o público a cantar com o fadista. A rima mais bonita encerrou o concerto de Marco Rodrigues que foi aplaudido de pé por todo o coliseu. O pano desce. Na imagem projetada desenham-se vários nomes de artistas já falecidos, brasileiros e internacionais. Tom Jobim, Amy Winehouse, Mamonas Assassinas, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, John Lenon ou Whitney Huston foram algumas das celebridades relembradas ao som de Alguém Cantando, original de Caetano Veloso e interpretado por Maria Gadú a iniciar o seu espetáculo.

Foto: Ana Veiga

Marco Rodrigues junta-se a Maria Gadú demostrando grande apreço e agradecimento à artista. Valsa junta os cantores num dos momentos altos da noite. Dani Black também foi convidado de Gadú, com quem cantou Aurora e Linha tênue. O concerto foi marcado também pelo repertório em outras línguas. A espanhola Extranjero ou as inglesas Long, Long Time e Like a Rose, foram algumas das canções que mostraram os dotes linguísticos da cantora e deram ao espetáculo uma sonoridade mais internacional.

Foto: Ana Veiga

Maria Gadú mostrou-se emocionada e muito agradecida ao longo de todo o concerto. A simplicidade, timidez ao receber elogios e a boa energia marcaram a sua postura no palco do coliseu. Encontro, Tudo diferente, Bela Flor e Linda Rosa marcaram momentos de sintonia com o público que cantou bem alto as letras das baladas de Maria Gadú. O primeiro encore foi marcado por Laranja e pelos solos dos seus músicos : Cesinha (bateria), Fernando Caneca (guitarra) Doga (percussão) Gastão Villeroy (contrabaixo) e Maycon (teclados). Maria foi aplaudida de pé por todo o público que já se preparava para sair quando a artista regressou pela terceira vez a palco. Shimbalaiê encerra o concerto de duas hora e criou uma verdadeira empatia com o público que assistiu, de pé, à última música e cantou em plenos pulmões com a cantora.


______________________________________________________


Entrevista para o Destak.pt
Confira!
 
Depois de se apresentar ao vivo em Portugal com Caetano Veloso, regressa com Marco Rodrigues. Como se sente a actuar ao lado de nomes e sonoridades tão diferentes? Sinto-me normal. Acho incrível essa possibilidade que a música dá para a gente de passear em muitos ambientes diferentes. Ainda bem que existem muitas formas de se fazer música, ritmos e harmonias.

Como é para si unir o fado à Música Popular Brasileira (MPB)? Quase um resgate. Acho que apesar do brasileiro não ter conhecimento do fado (ainda), temos muita influência e coisas que habitam nos mesmos ciclos...como samba-canção, por exemplo. Não gosto de separar a MPB de nada porque ao pé da letra, a música popular brasileira pode ser tudo não é?!

O que reservou para o público português nestes dois espectáculos? O repertório do disco novo e algumas releituras.

O seu novo disco é uma continuação do trabalho anterior presente no disco de estreia, ou está cheio de novidades?
Tudo é continuação de alguma coisa, com novidade. Até um passo. Você dá outro passo continuando aquele que se fez, mas uma pisada nunca é igual à outra.

Quais as colaborações e parcerias, que destaca deste novo álbum? Tenho alguns parceiros de composição como Maycon Ananias, Ana Carolina, Chiara Civello e Jesse Harris. Cantaram no disco liiiindamente Marco Rodrigues e Lenine.

Com o sucesso que tem vindo a ter, já se sente uma espécie de embaixadora cultural da música brasileira? Nunca! Hahahahahahahahhaha, não acredito em méritos. Faço tudo por amor. E tudo é uma grande colaboração. Sem títulos.

Quais os novos projectos que tem em mãos? O disco novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário